Home Sobre Local Programa Organização Comitê Científico

Sobre o Evento

O ENACOMP 2010, tendo como tema central “Computação, Inovação e Mercado”, será composto de palestras, mini-cursos, apresentação de trabalhos, painéis, maratona de programação, etc, pretende transmitir idéias no sentido da continuação do desenvolvimento tecnológico e acadêmico. O evento tem também o intuito de trazer para a região um pouco daquilo que se desenvolve hoje nos Centros de Excelência e nas empresas do Brasil e do exterior, inserindo a UFG no cenário nacional.

Uma análise do passado recente em relação ao mercado de trabalho mundial e, especialmente, o mercado brasileiro, nos permite concluir que as atividades de computação dentro das organizações encontram-se extremamente valorizadas e devem continuar assim nos próximos anos.

A Computação lida com a concepção, o projeto e a implantação de sistemas de software, caracterizados pela integração entre humanos, máquinas, o meio ambiente e o trabalho. Assim sendo, constitui-se o elo entre a tecnologia propriamente dita e seu uso pelas organizações. Como área de conhecimento este Simpósio fundamenta-se nas e áreas da computação e tecnologia, bem como em princípios das ciências matemáticas, físicas e sociais.

O campo de atuação profissional da Computação é amplo, envolvendo todos os setores da economia, desde as atividades de ciência e tecnologia, passando pela aplicação na indústria e finalmente o setor de bens e serviços, de maneira geral. Dentre outras funções, atuam nessas organizações em atividades que incluem a especificação e implementação de sistemas, a análise e avaliação do desempenho de tais sistemas e a implementação de melhorias no seu funcionamento.

No atual cenário, a Computação se faz presente no estado de Goiás, através de universidades e profissionais, e busca possibilitar o desenvolvimento do potencial tecnológico deste estado. Em Catalão existem a Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão (CAC) e atualmente com 20 cursos de graduação, Pós-Graduação, além de faculdades privadas. Dispõe ainda de unidades do SENAI, SENAC, SENAR e SESI.

A economia do município está também assentada nos segmentos mínero-metal-mecânico, sedia o Distrito Mínero Industrial (DIMIC) com empresas montadoras tais como a John Deere e Mitsubishi. Na área mineradora destacam-se as empresas Mineração Catalão, Copebrás e Fosfértil, as quais, além de plantas extratoras, contam também com plantas industriais. Polariza também a indústria de vestuário na região representado pelo setor de moda íntima.  A agropecuária é uma atividade econômica significativa em Catalão que colocam o município entre os grandes produtores estaduais de soja, milho, trigo, arroz, feijão, mandioca, café e palmito de Goiás.

O município de Catalão, localizado no extremo sudeste de Goiás, está em posição geográfica privilegiada, com proximidade relativa das capitais estadual e federal e mediana das principais metrópoles do sudeste brasileiro, distâncias em km: Goiânia, 259; Anápolis, 271; Caldas Novas, 115; Brasília, 300; Uberlândia, 110; São Paulo, 697; Belo Horizonte, 590 e Uberaba, 220. Tal localização possibilita um posicionamento estratégico para desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e inovação.

Nesse contexto, torna-se necessário a existência de eventos que promovam a organização e disseminação do conhecimento gerado na área de Computação. Assim, o ENACOMP pretende contribuir para o desenvolvimento desse conhecimento, promovendo discussões e debates e estimulando a busca por soluções à problemática do desenvolvimento de software e pesquisas tecnológicas na área de inovação, respeitando as peculiaridades de cada campo, de modo a auxiliar na inclusão da tecnologia no país, possibilitando assim automatizar serviços e difundir o conhecimento.

Dessa forma, este evento permitirá a integração de cursos de tecnologia e o fortalecimento da pesquisa científica, mediante submissão de artigos de estudantes e professores, e o estreitamento entre os laços interinstitucionais através de projetos e pesquisa. Além disso, possibilitará uma maior aproximação entre o meio acadêmico e empresarial. A “Ciência e Tecnologia” é um dos caminhos para se diminuir as distâncias regionais existentes no Brasil; onde, através da educação, tornam-se iguais os desiguais.






Apoio:
PROECCOMTEC


Sociedade Brasileira de Computação CAPES