Acessar Inscrição

Inscreva-se
Esqueceu a Senha?
 Untitled Document

MARATONA DE PROGRAMAÇÃO

Regras

A Maratona de Programação faz parte das atividades previstas para o EnAComp 2014, em que os vencedores serão premiados e ganharão um certificado.

As regras foram baseadas no Concurso de Programação da ACM, disponibilizada pela SBC.

Inscrições

As inscrições para a Maratona de Programação devem ser feitas, individualmente, até as 23:59 hs do dia 08 de março de 2014.

Para inscrição na Maratona deve ser utilizada a conta de participante do EnAComp, através do sistema http://www.enacomp.com.br/siade.

Não serão cobradas taxa pela participação da Maratona de Programação, podendo qualquer interessado participar, no entanto os participantes devem estar inscritos no EnAComp 2014.

As vagas são limitadas para, no máximo, 30 pessoas (limitação feita pelo número de computadores disponíveis no laboratório).

Local e data

A Maratona de Programação será realizada no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, localizado na Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120, no Bloco Didático II, sala 208 (Laboratório de Informática).

A Maratona de Programação ocorrerá entre os dias 23 a 24 de abril de 2014. A premiação ocorrerá no dia 25 de abril de 2014, no encerramento do EnAComp 2014.

Premiação e qualificação para as finais mundiais

A Maratona de Programação do EnAComp 2014 oferece medalhas e certificados aos 3 primeiros classificados. Além disso, o campeão recebe um troféu de vencedor da "Maratona de Programação do EnAComp 2014".

Regras

A Maratona de Programação ocorrerá em duas fases. As fases serão realizadas entre os dias 23 e 24 de abril de 2014, sendo o último dia dedicado a final. A primeira fase será executada em dois dias.

Em cada uma das fases da Maratona de Programação os participantes receberão uma prova com alguns problemas que devem ser resolvidos com a programação, durante 2 horas de competição. Os problemas serão avaliados de acordo com a resolução correta e terá como critério de desempate o tempo para resolução.

Os participantes não receberão os problemas impresso, uma vez que esses serão disponibilizados pelo sistema. Assim, os participantes farão login no sistema e poderão resolvê-los.

As provas serão escritas em português. Os problemas deverão ser resolvidos em alguma das linguagens de programação disponíveis, que deverão ser feitos em C, C++ ou Java.

Os participantes poderão resolver um problema da prova em uma linguagem de programação e outro problema em outra linguagem, sem qualquer prejuízo. Para a implementação os participantes terão à sua disposição um computador e todo o material escrito que desejarem, incluindo livros. Entretanto, não poderão fazer uso de material armazenado em meio magnético ou ter acesso à Internet durante a competição.

Quando um participante julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.

Na primeira etapa, o competidor terá um tempo de 90 min para resolver o(s) problema(s). Passarão para a próxima etapa os 10 primeiros a resolverem o(s) problema(s) (no caso de haverem mais competidores com o(s) problema(s) resolvido(s) no tempo determinado). No caso de não haver 10 competidores com o(s) problema(s) resolvido(s), passarão os 10 que tiverem chegado mais perto da solução do problema ou tiveram uma quantidade de erros menores.

Na segunda etapa (final), o competidor terá um tempo de 2 horas para resolver três problemas. Aquele que resolver primeiro será declarado campeão da Maratona de Programação. Caso ninguém resolva os problemas no tempo determinado, o mesmo será estendido por mais 15 min até que apareça o primeiro competidor a resolvê-los. Caso, ainda assim, não haja ninguém que tenha resolvido os três problemas, considerar-se-á vencedor aquele que tiver chegado mais próximo de resolver os três problemas.

As considerações, sobre o problema estar ou não solucionado, já foram listadas nas regras anteriormente.

Empates quanto ao término de um problema serão analisados julgando a exata execução do problema. Caso dêem a resposta correta, será analisado como classificação o tempo de execução do problema.

A primeira etapa ocorrerá no primeiro dia do evento (23/04/2014), das 19:00hs às 22:00hs.

A segunda etapa (final) ocorrerá no segundo dia do evento (24/03/2013), das 19:00hs às 22:00hs.

Todos os inscritos devem estar obrigatoriamente presentes no local da Maratona de Programação antes do início da competição, do contrário, serão penalizados com a desclassificação. Assim, aconselha-se que o competidor chegue antes ao local, para já tomar o seu devido lugar.

A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto. Os participantes inscritos permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.

Não tenho inscritos suficientes, a Maratona de Programação será cancelada. Será necessário ao menos 5 competidos para que a Maratona seja realizada.

São proibidos o uso de qualquer dispositivo eletrônico que não tenha sido fornecido pelos juízes da competição, sob a pena de desclassificação.

Patrocínio: Apoio:
      
Copyright © 2009-2020 - Departamento de Ciência da Computação - UFG - CAC - All rights reserved.